sábado, 23 de julho de 2011

QUEM FOI FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA, O FAMOSO "MESTRE PINTA" (In memorian)

Francisco das Chagas Silva nasceu em Acari, aos 02 de janeiro de 1940, filho do casal josé Francisco da Silva e Antônia Barbosa. Cursou até a 4ª série do Ensino Fundamental, no Grupo Escolar Tomáz de Araújo, em Acari.

Iniciou seus Estudos musicais aos 15 anos de idade, em 1955, com o maestro Marcolino, tocando trompa, na Banda de Música de Acari. No ano de 1959, passou a integrar a tropa do 1º BEC, de Caicó, como corneteiro, depois fazendo parte da banda do Batalhão, como trompetista.

Nos anos 60, começou a escrever músicas para orquestra com frevos: "Bigorna em Festa" e "A Fogosa no Frevo". Por volta do ano de 1967, tocou na orquestra do Circo Thiany, chegando a fazer turnê, por algumas capitais brasileiras. Ainda na década de 1960, regeu a sua primeira banda de música, na cidade de Acari. No ano de 1972, passou a desempenhar a função de contramestre da banda do Exército em picos (PI). Em 1973 foi transferido para o Batalhão do Exército, em Caicó, e em 1974 voltou para Acari, para formar a Filarmônica José Braz de Albuquerque Galvão. Depois, seguiram-se a formação das bandas de múscia de Carnaúba dos Dantas (1979), São José do Seridó (1987) e Filamônica Maestro Felinto Lúcio Dantas, Acari (1988). Chegou a reger a banda de música de Parelhas e a ensinar a uma turma de alunos na AABB, em Currais Novos.
Entre suas composições, para banda, destacam-se:

FREVOS: Bigorna em Festa, A Fogosa no Frebo, Hilário no Frevo, Segura o Copo Chico, Epitácio no Frevo e Cinzas dos Carnavais;

VALSAS: Maria Mariza Procópio Rodrigues, Ana Cantídia, Maria Desidéria, Núbia Santos, Esperança Sanches, Maria de Lourdes e Isaura Brito;

MARCHA DE PROCISSÃO: Cônego Deoclídes de Brito Diniz.

Mestre Pinta deixou uma legião enorme de alunos que se destacam na música da região do Seridó, do RN e do Brasil. Entre eles, destacam-se os maestros: José Francisco da Silva Neto, Netinho, seu 1º filho (Acari), Márcio Dantas de Medeiros (Carnaúba dos Dantas e Areia Branca), Humberto Carlos Dantas, Bembém (Cruzeta, Açu e Angicos), João Batista da Silva, João da Banda, Sônia Maria de Oliveira (Salvador), Manoel Gomes (Brasília), e os compositores Francisco Rafael Dantas , França, Carlos Guedes Câmara, Francisco da Chagas Gomes, José Simão e José Donato Filho. 

No ano de 1994, aos 54 anos de idade, aposentou-se como maestro da banda de música de Carnaúba dos Dantas. Casou-se com Maria da Salete Pereira Silva, no ano de 1964, nascendo, deste matrimônio, 21 filhos, sendo 13 vivos.. Faleceu no dia 27 de Dezembro de 1995, aos 55 anos de idade, na cidade de Currais Novos, vítima de insuficiência respiratória, decorrente de problemas cardíacos.

Duas valsas de " Mestre Pinta" muito tocadas por nossa Filarmônca:

Nenhum comentário:

Postar um comentário