A Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas, tem como principal objetivo resgatar os laços culturais populares esquecidos por falta de esclarecimento ao longo dos últimos anos, levando suas músicas aos lares acarienses e de demais localidades do Estado.
A Associação Cultural Maestro Felinto Lúcio Dantas foi fundada em 05 de dezembro de 1987, e é mantida por doações mensais de 99 sócios atuais e nesses quase 24 anos, orgulha a cidade com trabalhos sociais e projetos de incentivos a cultura onde concentra suas atividades privilegiando a educação e formação cultural das crianças da comunidade, afastando-as do mundo da violência e das drogas. Está situada à Rua Cipriano Pereira, 02, Acari -RN. A referida instituição e privada e filantrópica, funcionando nos turnos da manhã, tarde e noite.
Com relação aos recursos humanos a Associação dispõe de Presidente, Vice-Presidente, Secretária, Diretora Financeira, Diretor Cultural, Diretora Social e um Conselho Fiscal (composto por quatro pessoas) e um Maestro que é responsável pela Banda de música. É uma sociedade cultural, com sede e foro na cidade de Acari - RN.
A denominação da entidade é uma homenagem ao Músico, Compositor e Maestro Felinto Lúcio Dantas, com reconhecimento ao extraordinário trabalho desenvolvido em favor da arte musical do nosso estado, com expansão no cenário internacional que inclui composições executadas até hoje no Vaticano, e em outras partes o mundo.
A Associação Cultural Maestro Felinto Lúcio Dantas, mantém a Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas, esta fundada em 15 de dezembro de 1987. Hoje a mesma possui sede própria, situada à rua Cipriano Pereira, 02 - Centro, Acari-RN. A Banda atualmente, está com 44 componentes. Também temos uma escola de música, mantida pela Associação, que está formando músicos de todas as idades. As aulas são ministradas pelo maestro da Banda. Geralmente as matrículas da escola de música são realizadas no mês de janeiro de cada ano e as aulas obedecem ao mesmo período letivo das escolas públicas, igualmente funciona na referida sede.
Quanto as apresentações, são realizadas mais ou menos 60 por ano. A Associação também criou o projeto Banda nas Escolas, onde nos apresentamos mensalmente nas escolas da cidade com objetivo de despertar em nossos jovens o amor pela música, e contamos também com o projeto polícia mirim, onde a Associação formou parceria com alguns policiais, criando o "Pelotão Esperança", composto por crianças, e tem por finalidade resgatar de forma dinâmica e criativa a auto-estima, a dignidade, a noção de direitos e deveres e a cidadania das crianças e adolescentes.
No ano de 2007, a Filarmônica gravou seu primeiro CD, com um repertório de músicas regionais e também de renome internacional, com músicas de compositores seridoenses como, Felinto Lúcio Dantas, Tonheca Dantas, Maestro Pinta, Márcio Dantas e José Francisco da Silva Neto (Netinho). O CD foi lançado no dia 05/08, abertura da festa da Padroeira local, e teve a presença da Orquestra Sinfônica do RN. E no ano seguinte (2008), tem o privilégio de gravar o seu primeiro DVD, que conta com um repertório bem diversificado e popular, o DVD foi feito em três dias e em diversos pontos da turísticos da cidade, mostrando tanto a beleza musical da terra como também sua beleza natural. O DVD foi lançado no período da Festa da Padroeira "Nossa Senhora Daguia", celebrada de 05 a 15 de Agosto.
Durante 8 anos de atividade, a Filarmônica foi regida por Francisco das Chagas Silva, o famoso "Mestre Pinta". Em 1995, após seu falecimento, o seu filho José Francisco da Silva Neto (Netinho), assumiu como maestro da Filarmônica.
A Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas abrilhanta todos os anos o novenário da festa de Nossa Senhora Da guia, em Acari. Em Natal, a Filarmônica abrilhanta a festa de São João Batista, realizada no bairro de Lagoa seca, e em Parnamirim, a festa do boi, todos os anos, e sempre faz apresentações no Restaurante Camarões. Em todos esses anos a Filarmônica já se apresentou em diversas cidades, encontro de bandas em Carnaúba dos Dantas, Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas, Parelhas, e Campo Grande. Apresentou-se também nas cidades Paraibanas de Cuité, Picuí, Pocinhos, e em demais cidades do Rio Grande do Norte como Cerro Cora, São Vicente, Currais Novos, Caicó, entre outras.
Nós que fazemos esta entidade, acreditamos muito no futuro deste país, essa é a nossa razão pela qual realizamos este trabalho, e pedimos ao grande Criador, forças e inteligência para continuarmos seguindo em frente, sem fugir de nosos princípios e nosso objetivo, que é, e sempre levar música aos ouvidos de todos, música esta que foi o maior presente que Deus deu aos homens.